Cooperativas atendidas pelo Mais Gestão iniciam colheita da safra do arroz orgânico

Cooperativas da reforma agrária em plena atividade na safra do arroz orgânico
Foto: Rubens Tasso
Teve início na segunda semana de fevereiro a colheita da safra do arroz orgânico e o estado do Rio Grande do Sul ocupa papel de destaque nesta atividade. O Brasil é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina, há dez anos consecutivos, segundo dados do Instituto Riograndense do Arroz (IRGA).
Das quatro cooperativas da reforma agrária responsáveis pela produção, colheita e beneficiamento do arroz orgânico, três são atendidas pelo Programa Mais Gestão Estados do Sul. As cooperativas Cootap, Coopan e Coopat, nos municípios de Eldorado do Sul, Nova Santa Rita e Tapes, respectivamente, respondem por mais de 2 mil hectares plantados de arroz orgânico. A produção é estimada em 120 sacas por hectare e após ser limpo e seco o arroz pode chegar a ter uma quebra de 105 sacas por hectare.
A produção de alimentos de qualidade, sua comercialização e melhores práticas gerenciais para posicionar no mercado os produtos das cooperativas da agricultura familiar é um dos grandes objetivos do Programa Mais Gestão do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Um Brasil com mais alimentos orgânicos e incentivos à agricultura familiar gera mais qualidade de vida para toda a população.


