Seminário reuniu analistas do Programa Mais Gestão Estados do Sul para avaliar resultados e alinhar novas estratégias
Nos dias 19 e 20 de agosto, o Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, sediou o Seminário de Formação dos Analistas do Programa Mais Gestão Estados do Sul. O evento contou com a presença da coordenação do Mais Gestão Estados do Sul liderada pela equipe da Universidade Federal de Santa Catarina, dos analistas que atuam a campo, do representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulino Tavares, do Consultor da FAO/MDA no Programa Mais Gestão, Cláudio Nadaleto, e de integrantes da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
O encontro teve como objetivo discutir os resultados do projeto até junho de 2025, alinhar o novo Termo de Execução Descentralizada (TED) e o plano de trabalho na reta final do Programa. Além disso, houve espaço para trocas de experiências entre os analistas, com o relato das ações realizadas e voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e ao aprimoramento da gestão de cooperativas e associações rurais em que foram apontados desafios ainda presentes. Para o consultor da FAO/MDA, Cláudio Nadaleto, o evento dos dias 19 e 20 de agosto contribuiu para que a equipe coordenadora do projeto tivesse um retorno do trabalho dos analistas de campo quanto à sua execução, e também serviu à sua consultoria, já que as discussões, de acordo com ele, foram de alto nível e bem conduzidas.
As discussões também apresentaram expectativas em relação ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), que coordena o programa em âmbito nacional. A programação incluiu debates sobre questões administrativas e financeiras, além de discussões sobre cooperação inovadora no desenvolvimento territorial, a experiência da Mundukide, fundação do País Basco que fomenta o cooperativismo, compartilhada por Asier Elorza, e as estratégias para ampliar as iniciativas de compras institucionais.
Dentre as demandas dos empreendimentos atendidos pelo Programa Mais Gestão Estados do Sul apresentadas ao MDA, viu-se a necessidade de uma abordagem que alia planejamento participativo e ferramentas de gestão inovadoras, de caráter fundamental para ampliar a eficiência das cooperativas atendidas e gerar impactos positivos nas comunidades rurais. As discussões reforçaram a importância de valorizar a juventude rural, ampliar a inclusão produtiva e garantir maior acesso a mercados para os agricultores familiares.
Ao final, ficou o compromisso de dar continuidade às ações integradas entre o MDA, os analistas regionais e as organizações parceiras, consolidando o Mais Gestão como um instrumento estratégico para o desenvolvimento rural sustentável no Brasil. Na visão de Cláudio Nadaleto, o Mais Gestão Estados do Sul tem feito um excelente trabalho junto às organizações da agricultura familiar. “Pude conhecer de perto essas experiências e ter a noção da importância dessa assessoria técnica para esses empreendimentos”. Para a coordenação do Mais Gestão Estados do Sul, o seminário foi um espaço para compartilhar práticas exitosas, ajustar pontos frágeis e projetar as expectativas em relação ao MDA, reafirmando o papel do Programa Mais Gestão no apoio à agricultura familiar e no fortalecimento da organização produtiva em todo o país.


