Vigor Associativo foi a pauta central de curso de formação promovido pelo Mais Gestão Estados do Sul
Com foco em fortalecer as competências de gestão dos empreendimentos associativos, o Curso de Vigor Associativo realizado pelo Programa Mais Gestão Estados do Sul foi uma atividade de formação intensiva que teve como objetivo fornecer conhecimentos estratégicos para melhorar a administração, a organização e, principalmente, o vigor associativo das cooperativas e associações. O curso foi realizado no formato online no dia 18 de junho com os gestores dos empreendimentos da agricultura familiar atendidos pelo Mais Gestão do Sul, dos estados do Paraná e de Santa Catarina. A modalidade a distância foi escolhida para facilitar a participação dos dirigentes das cooperativas e associações.
O curso foi ministrado pelo engenheiro florestal, consultor em gestão e colaborador da Fundação Mundukide no Brasil, Asier Elorza Ugarte, com experiência em cooperativismo, gestão estratégica e desenvolvimento de empreendimentos rurais, e Rui Alvacir Netto, membro da equipe técnica do Programa Mais Gestão Estados Sul, com experiência em análise de riscos de crédito, gestão participativa, gestão estratégica de políticas públicas. A atividade foi uma das ações estratégicas do Programa Mais Gestão Estados do Sul, que busca fortalecer a capacidade de governança das cooperativas da região, por meio de formação e acompanhamento técnico contínuo.
A formação em Vigor Associativo foi uma imersão em princípios essenciais para uma gestão cooperativa forte e sustentável. Os temas abordados foram selecionados para fortalecer a tomada de decisão, o engajamento e a comunicação dentro do empreendimento que, conjuntamente, formam a base para uma gestão participativa de verdade, em que a organização e as pessoas crescem juntas. O conteúdo do curso teve os seguintes temas:
- Governança: o sistema de tomada de decisões foi discutido na perspectiva de como uma gestão participativa eficiente garante a confiança dos associados e a solidez da gestão.
- Gestão de Pessoas: este tema ressaltou a importância de motivar equipes, tanto colaboradores quanto associados, como criar um ambiente que inspire o comprometimento de todos.
- Vigor Associativo: este foi o ponto central do encontro, em que se destacou como o sentimento de pertencimento dos membros transforma a participação de um dever em um verdadeiro ato de comprometimento e cooperação.
- Comunicação: conectando com os outros temas, foi abordada a importância de uma comunicação transparente e aberta para fortalecer o relacionamento com a base, garantindo que as informações fluam e que a voz de cada associado seja ouvida.
Entre as finalidades do curso de Vigor Associativo, empoderar os gestores dos empreendimentos da agricultura familiar em suas funções para que possam promover uma gestão mais participativa e eficiente em suas bases, foi uma das prioridades. Essa atividade de formação foi realizada para atender a uma necessidade identificada no diagnóstico inicial do programa: a de fortalecer as competências de gestão para garantir a sustentabilidade e o crescimento dos empreendimentos. O objetivo foi transformar desafios em oportunidades de aprendizado. Além disso, aprimorar a capacidade de gestão dos gestores e cooperados, promovendo o aumento do vigor associativo e a consolidação de uma gestão participativa nas cooperativas, tendo por consequência um crescimento econômico e social mais robusto.
Discussões estratégias dinamizaram a participação dos gestores dos empreendimentos
O curso foi estruturado em três momentos dinâmicos, “pensados para ir além da teoria e promover uma verdadeira troca de experiências”, de acordo com Rui Alvacir Netto. O primeiro momento foi chamado de “O Espelho da Realidade”, em que foram apresentados pontos sensíveis identificados nos diagnósticos de gestão dos empreendimentos, como parte da metodologia do Programa Mais Gestão. “Através dessa abordagem objetiva pudemos entender os pontos de partida e focar nas necessidades reais dos empreendimentos”, afirma Rui. O Momento 2 – Conectando com o Propósito – abordou a importância das relações humanas, do sentimento de pertencimento e do comprometimento de cada associado com o futuro do seu empreendimento. Foi um momento de reconexão com os valores que movem o cooperativismo. Esta atividade foi considerada o coração do tema: o Vigor Associativo na essência.
No terceiro momento – A Conversa que Transforma – houve espaço para a interação, permitindo aos gestores e dirigentes dos empreendimentos assumir o protagonismo, compartilhar experiências, tirar dúvidas e construir soluções coletivas, na perspectiva de que essa troca de informações e o esclarecimento de dúvidas consolidem o aprendizado, provando que o conhecimento se multiplica quando é compartilhado. Nos debates, o interesse dos participantes em aprender e compartilhar experiências esteve em evidência. E surgiram demandas por mais ferramentas de comunicação digital e a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a legislação específica do setor, que para Rui Alvacir Netto “são demandas que devem ser levadas em consideração para futuras ações do Programa”.
A troca de experiências entre os participantes dos empreendimentos e a motivação para aplicar os conhecimentos adquiridos trouxeram boas expectativas. Com isso, os gestores e dirigentes de cooperativas e associações terão a oportunidade para por em prática o que foi aprendido durante a formação e assim atingir resultados positivos como maior participação dos membros nas assembléias e decisões, melhoria nos resultados financeiros e operacionais dos empreendimentos, fortalecimento da confiança entre toda a rede de relacionamento, e gestões mais transparentes, alinhadas com os princípios do cooperativismo.


