Encontros Estaduais do Programa Mais Gestão serão realizados nos três estados do Sul esta semana
Nesta semana serão realizados os Encontros Estaduais previstos no plano de trabalho do termo de execução descentralizada (TED) assinado pela Universidade Federal de Santa Catarina com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) para a implementação do Programa Nacional de Apoio à Qualificação da Gestão dos Empreendimentos da Agricultura Familiar – Mais Gestão. Os Encontros Estaduais são espaços em que as cooperativas atendidas pelo Programa Mais Gestão Estados do Sul poderão fazer trocas de experiências para fortalecer suas políticas internas de gestão dos empreendimentos.
Os Encontros Estaduais ocorrerão do dia 11 ao dia 13 de março. Os Estados definiram o tema de acordo com as demandas específicas que se revelaram com o trabalho dos analistas no campo, durante a fase de levantamento dos diagnósticos de gerenciamento das cooperativas e associações. Nessa fase foi empregada a metodologia desenvolvida pela Agência de Desenvolvimento Alemão (GIZ) de diagnóstico de grau de maturidade das organizações, compreendendo critérios como governança organizacional, gestão de pessoas, gestão econômica financeira, gestão da produção e processos, gestão comercial e gestão socioambiental. Cada um dos 20 empreendimentos atendidos em cada Estado, totalizando 60 na região Sul, poderá levar até dois dirigentes para representar a cooperativa ou associação e participar das atividades propostas.
No Paraná o evento será realizado na terça (11) e na quarta-feira (12) no município de Lapa. O local do encontro é a Escola Latino Americana de Agroecologia e o tema é o “Intercâmbio de experiências sobre produção e uso de bioinsumos”. O uso, a fabricação, a autonomia na produção e a qualificação dos bioinsumos serão o foco do Encontro Estadual realizado na Escola Latino Americana de Agroecologia, referência no tema. O responsável técnico da Cooperativa Terra Livre, Jocinei Gonçalves de Lima, apresentará no evento os processos, desafios e oportunidades na produção de bioinsumos. Além disso, estão programadas visitas técnicas na biofábrica da Terra Livre, e também, em propriedades que produzem mudas de plantas nativas para reflorestamento, que atuam com sistemas agroflorestais e haverá uma visita exclusiva com uma liderança local para uma conversa sobre ervas medicinais.
No estado do Rio Grande do Sul o encontro será realizado no Instituto de Educação Josué de Castro, em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, nos dias 12 e 13 de março. A qualificação da gestão e a utilização de ferramentas digitais foram os assuntos mais relevantes para a realidade das cooperativas gaúchas que fará o encontro voltado ao acompanhamento da gestão dos empreendimentos das estratégias adotadas até agora. Entre as estratégias está a gestão pelo método orçamentário e a utilização da ferramenta digital Business Intelligence (BI) que tem aplicação para análise de dados econômicos e vendas.
Em Santa Catarina, o tema do Encontro será o “Cooperativismo no século XXI: cenários e desafios para a agricultura familiar e a reforma agrária no sul do Brasil”. O local do encontro é o Centro de Treinamento da EPAGRI em Chapecó (CETREC) e será realizado na quarta e na quinta-feira, dias 12 e 13 de março. Estarão em pauta no Encontro catarinense os cenários e tendências do cooperativismo no estado. E também serão discutidas na perspectiva do cooperativismo, as inovações tecnológicas, entre elas o uso de drones, sistemas agroflorestais, bioinsumos e homeopatia na agricultura, e inovações sociais, como a ampliação da participação das mulheres e dos povos indígenas.
Confira abaixo os convites e as programações por Estado.





