Programa Mais Gestão nos estados do Sul será lançado oficialmente nesta quinta-feira, 07 de novembro
Amanhã, dia sete de novembro, será lançado oficialmente, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) durante a programação da segunda Feira Estadual da Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Economia Solidária, o Programa Nacional de Apoio à Qualificação da Gestão dos Empreendimentos da Agricultura Familiar – Mais Gestão. O programa é uma política pública do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e tem como objetivo apoiar cooperativas, associações e agroindústrias da agricultura familiar na qualificação da gestão dos empreendimentos da agricultura familiar e de acesso aos mercados.
Estarão presentes na solenidade representante da UFSC e do MDA que celebraram o Termo de Execução Descentralizada (TED) para a implementação do programa nos estados do Paraná, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar será representado pelo coordenador geral de associativismo e cooperativismo, Rogério Antônio Mauro, e a coordenadora geral do Programa Mais Gestão na UFSC, professora doutora Marlene Grade, estará representando a reitoria da Universidade. Estarão presentes também agricultores, representantes de cooperativas, associações e empreendimentos da agricultura familiar, além da comunidade acadêmica.
O evento de lançamento do Programa acontecerá logo após a cerimônia de abertura da segunda Feira Estadual da Reforma Agrária, prevista para as 14h, na Praça da Cidadania, em frente à reitoria da UFSC. A Feira está sob a coordenação da Cooperativa Central da Reforma Agrária (CCA-SC) que trará mais de 100 feirantes, entre camponeses, camponesas, indígenas, quilombolas, trabalhadores e trabalhadoras da economia solidária, além de assentados e assentadas da reforma agrária, provenientes do estado de Santa Catarina.
Os agricultores familiares e comunidades tradicionais irão expor e comercializar seus produtos que incluem alimentos saudáveis in natura, agroindustrializados, artesanato, gastronomia e fitoterápicos, sementes crioulas e outros produtos da agricultura familiar camponesa. Na programação ainda estão incluídos espaços de formação, seminários e mesas de diálogo com temas como alimentação saudável e resiliência climática, importância da produção agroecológica para a saúde da população e a preservação do meio-ambiente.
O lançamento do Programa Mais Gestão durante a Feira Estadual da Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Economia Solidária visa dar publicidade e visibilidade ao acordo firmado entre o MDA e a UFSC e divulgar suas ações. Até agora já foram publicados dois editais que selecionaram 60 empreendimentos nos três Estados do Sul que já estão sendo atendimentos por profissionais que estão a campo executando e dando apoio à realização de atividades de formação, assessoramento e acompanhamento voltadas às organizações da agricultura familiar e promover o fortalecimento da gestão das cooperativas, associações e empreendimentos solidários da agricultura familiar


