Após a divulgação dos resultados dos editais de seleção de cooperativas e empreendimentos da agricultura familiar, e de analistas técnicos, a equipe do Programa Mais Gestão, sediada na Universidade Federal de Santa Catarina, oferecerá o Seminário de Formação de Analistas de Projetos para a Agricultura Familiar do Programa Mais Gestão, Estados do Sul do Brasil, nos dias 08 e 09 de outubro, em Florianópolis, Santa Catarina.
O evento é destinado à preparação e formação dos analistas de nível superior e médio que participaram do processo seletivo e que atuarão junto às cooperativas e associações dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as quais se inscreveram para receber assistência técnica em gestão organizacional através do Programa Mais Gestão do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
O objetivo geral do programa é promover o fortalecimento de empreendimentos produtivos por meio da qualificação dos sistemas de gestão, de acesso aos mercados e ao crédito, e para que atinjam sustentabilidade econômica no longo prazo. E também tem como meta possibilitar a ampliação e a distribuição de alimentos de qualidade com vistas a criar condições para aumentar a segurança nutricional e soberania alimentar do país.
O Seminário de Formação de Analistas de Projetos para a Agricultura Familiar do Programa Mais Gestão, Estados do Sul do Brasil será realizado no auditório do prédio da direção do Centro de Ciências Agrárias (CCA), na UFSC. O evento terá uma programação com atividades durante os dois dias de evento que preparará os analistas para atender aos empreendimentos no suporte administrativo e de gestão.
As atividades desenvolvidas no seminário permitirão que os participantes compreendam o plano de trabalho e aprimorem habilidades para analisar o cenário das cooperativas e associações inscritas nos editais e apontem estratégias em campo para contribuir com assessoria na gestão nos empreendimentos.
Um novo edital do Programa Mais Gestão do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) foi publicado para promover capacitação e assistência técnica em gestão organizacional para organizações e empreendimentos da agricultura familiar nos três estados da região Sul.
A iniciativa é uma estratégia que faz parte do Programa Nacional de Apoio à Qualificação da Gestão dos Empreendimentos da Agricultura Familiar – Mais Gestão. O objetivo geral do programa é promover o fortalecimento de empreendimentos produtivos por meio da qualificação dos sistemas de gestão e de acesso aos mercados para que atinjam sustentabilidade econômica no longo prazo, além de ampliar a distribuição de alimentos de qualidade contribuindo para a segurança nutricional e soberania alimentar do país.
Desta vez em caráter de fluxo contínuo, o edital com processo seletivo simplificado estará aberto até o preenchimento de 60 vagas de assistência técnica para empreendimentos da agricultura familiar. A seleção e classificação serão realizadas até 8 dias úteis após a homologação da inscrição.
Os empreendimentos terão prazo para recursos ao resultado preliminar em até dois dias úteis após a divulgação do resultado preliminar. E a resposta aos recursos em até dois dias úteis após o encaminhamento do recurso. A divulgação do resultado final também será em até dois dias úteis após a resposta ao recurso, se houver. As informações e formulários para a inscrição se encontram na página da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE).
Foram publicados os resultados de três editais referentes ao Programa Mais Gestão do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O Programa Mais Gestão, instituído pela Portaria MDA nº 26 de 10 de agosto de 2023, se caracteriza pelo apoio às cooperativas, associações e agroindústrias na qualificação da gestão e de acesso aos mercados dos empreendimentos da agricultura familiar.
Todos os resultados estão disponíveis na página da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE). O resultado preliminar dos empreendimentos da agricultura familiar selecionados para receberem assistência técnica através pode ser acessado aqui. O objetivo desta ação de assistência técnica visa à promoção e fortalecimento de cooperativas, associações e empreendimentos solidários da agricultura familiar nos três estados da região Sul do Brasil, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Também foi divulgado o resultado do edital 005/2024 de contratação de analistas que atuarão a campo na execução e apoio à realização de atividades de formação, assessoramento e acompanhamento voltadas às organizações da agricultura familiar selecionadas no edital dos empreendimentos. Saiu, ainda, a divulgação do resultado do cadastro reserva da seleção dos bolsistas de graduação e pós-graduação que participaram do edital 004/2024, podendo ser consultado aqui.