Edital oferece oportunidade de assistência técnica em gestão organizacional para os empreendimentos da agricultura familiar na região Sul
Através de um Termo de Execução Descentralizada (TED), a Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) anunciaram a abertura de edital de processo seletivo simplificado para promover capacitação e assistência técnica em gestão organizacional para organizações e empreendimentos da agricultura familiar nos três estados da região Sul.
A iniciativa é uma estratégia que faz parte do Programa Nacional de Apoio à Qualificação da Gestão dos Empreendimentos da Agricultura Familiar – Mais Gestão. O objetivo geral do programa é promover o fortalecimento de empreendimentos produtivos por meio da qualificação dos sistemas de gestão e de acesso aos mercados para que atinjam sustentabilidade econômica no longo prazo, além de ampliar a distribuição de alimentos de qualidade contribuindo para a segurança nutricional e soberania alimentar do país.
Ao todo serão selecionados oitenta empreendimentos que receberão assistência técnica pelo Programa Mais Gestão. Estão aptos para concorrer ao processo seletivo as cooperativas, associações, organizações e empreendimentos ligados às entidades da agricultura familiar dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O edital com as informações para o processo seletivo simplificado está disponível na página da Fundação de Estudos e Pesquisa Socioeconômicos (FEPESE) .
As inscrições estarão abertas de 19 de julho a 18 de agosto de 2024. Dos 80 empreendimentos selecionados, serão 10 do estado do Paraná, 25 de Santa Catarina e 45 do Rio Grande do Sul. O Estado gaúcho terá maior participação devido ao desastre climático e suas graves consequências para as cooperativas, associações e empreendimentos solidários da agricultura familiar. As informações para participar do processo seletivo podem ser encontradas no seguinte endereço:


